2º Treinamento em MoE no Ringsfield Hall

Dos dias 25 a 27 de novembro de 2011, fui para o treinamento avançado em MoE no Ringsfield Hall. A experiência foi imensurável. Novamente estive em contato com professores ingleses que dividiram com o grupo um pouco de suas experiências. Muitos deles já vêm utilizando o MoE há anos. Tive a oportunidade de, ao final, conversar e gravar alguns depoimentos. Este material poderá ser bastante útil para os professores brasileiros que não se sentirem capazes de utilizar o método quando eles tiverem a chance de conhecer um pouco mais sobre o MoE.
Na verdade, do jeito que está descrito no blog, fica parecendo que o MoE só pode ser utilizado em escolas, e isso NÃO é verdade. Inclusive no treinamento conheci duas senhoras que não trabalham em escolas, mas em comunidades e instituições. Elas utilizam o MoE em treinamentos e workshops com grupos. MoE é totalmente versátil, e pode ser aplicado em qualquer circunstância. A situação imaginária criada pode ajudar pessoas a entenderem seus traumas, a discutir assuntos polêmicos, a encontrar soluções para suas vidas pessoais ou sociais. A própria Dorothy Heathcote (criadora do MOE) o fez muitas vezes.
Durante este treinamento, pelo fato de as pessoas lá presentes serem em grande maioria já íntimas do MoE, houve um aprofundamento maior. Pude compreender mais intimamente como o MoE funciona com relação ao que deve-se ter em mente durante uma sessão, e como melhor planejá-la. Outro importante aspecto que aprendi foi como driblar melhor os imprevistos que muitas vezes acontecem quando abrimos as discussões e quem lidera o assunto são as crianças ou os participantes da sessão.
Outras duas coisas maravilhosas que aconteceram foram:
-Conversei com o Luke Abbott (ele é quem lidera o ensino de MoE) e contei sobre a minha sessão mencionada em post anterior. Ele ficou muito feliz com o resultado e me elogiou muito. Ele contou ao Tim Taylor (outro membro do time nacional que ensina e pratica o MoE) que me deu os parabéns e comentou que a idade que eu trabalhei é uma das, se não a mais difícil. Como as crianças são muito pequenas, manter a atenção e fazer o trabalho progredir durante uma sessão tão longa (2 horas) é um desafio.
-O outro acontecimento é que o Luke me convidou para ir com ele para a Palestina (Jerusalém, mais precisamente). Ele está treinando professores lá há algum tempo, e queria que eu fosse para ajudá-lo. Fiquei muito feliz por perceber que ele me considerou alguém à altura para ensinar e repassar o MoE. Eu adoraria ter podido aceitar o convite. Pena que as datas não bateram com o meu retorno ao Brasil. Espero que outras oportunidades surjam! Este é apenas o começo!
Escrito em 05/12/11, revisado em 14/08/17

2017-08-15T14:27:13+00:00